Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas 2017


É nesse final de semana!!!
Nesse ano o Tanabata Matsuri 七夕祭り, conhecido aqui no Brasil como "Festival das Estrelas", será realizado nos dias 15 e 16 de julho no bairro da Liberdade.

O festival reúne dezenas de atrações e atrai milhares de turistas todos os anos. São quase 100 mil pessoas que visitam anualmente o evento. Durante o festival as ruas ficam cheias de enfeites de papel e bambus, com danças, música e comidas típicas. Desejos são escritos nos Tanzaku – tiras de papel que também são conhecidas como ‘tiras do desejo’ – que depois são queimadas junto com bambus, acreditando que essa fumaça levaria os desejos até as estrelas”.

七夕祭り - たなばた まつり - TANABATA MATSURI 

短冊 - たんざく - TANZAKU


 A LENDA TANABATA 


O festival se baseia numa lenda que sempre foi contada por gerações e, por isso, não há uma versão oficial ou única. A lenda conta a história de amor entre duas estrelas: Orihime e Hikoboshi. “Orihime morava próximo a ViaLáctea, Amanogawa e era conhecida como a Princesa Tecelã, mas vivia sempre triste por estar ocupada e não ter tempo para se apaixonar.
Seu pai, Tenkou, O Senhor Celestial, vendo a tristeza da filha, apresentou-lhe Hikoboshi, acreditando que ele fosse o par ideal para sua filha. Os dois logo se apaixonaram e se casaram, mas na vida deles havia apenas o amor, assim deixando de lado todos os seus afazeres e obrigações de lado. Tenkou separou o casal, obrigando-os a morar cada um em lados opostos da Via Láctea.
O pai de Orihime, comovido com a tristeza em que a filha se encontrava, permitiu que o casal se encontrasse uma vez por ano no sétimo dia do sétimo mês, sendo que, neste dia, eles realizassem todos os pedidos vindos da Terra.
A partir da foz da Via Láctea um barqueiro levaria a princesa até o encontro do seu amado, mas, se ela não fizesse seu trabalho direito, seu pai inundaria o rio impossibilitando a travessia. Quando isso acontecia, com o choro de Orihime, um grupo de pássaros formava uma ponte ajudando-a a atravessar. Dizem que quando chove no dia do Tanabata é porque as aves não formaram a ponte, fazendo com que Orihime e Hikoboshi não se encontrem, tendo que esperar até o próximo ano para a realização dos desejos.”

Todo visitante do festival pode escrever seus desejos em tiras de papel e pendurá-los nos bambus.

2 comentários: